sábado, julho 16, 2005
"
H.G. Wells - Muito obrigado pela entrevista, que significou muito para mim. Ao me dar explicações, é provável que o senhor tenha se lembrado de como tinha que explicar os fundamentos do socialismo nos círculos ilegais antes da revolução. No momento, milhões de pssoas só escutam a voz e as opiniões de dois homens - o senhor e Roosevelt. Os outros podem dizer o quanto quiserem; o que dizem nunca será publicado ou ouvido. Ainda não pude avaliar o que foi feito no seu país; só cheguei ontem. Mas já vi os rostos felizes de homens e mulheres saudáveis e sei que algo importante está sendo feito aqui. O contraste com 1920 é estarrecedor. Joseph Stalin - Se nós, os bolcheviques, tivéssemos sido mais inteligentes, muito mais poderia ter sido feito.
H.G. Wells - Não, se os seres humanos fossem amis inteligentes... Seria uma boa idéia inventar um plano quinquenal para a reconstrução do cérebro humano, que obviamente não tem muitos elementos necessários para uma ordem social perfeita. (risos) Joseph Stalin - O senhor não pretende ficar para o Congresso do Sindicato dos Escritores Soviéticos?
H.G. Wells - Infelizmente tenho que cumprir vários compromissos e só posso ficar na URSS uma semana. Vim para ver o senhor e fiquei muito satisfeito com a nossa conversa. Mas pretendo conversar com esses escritores sobre a possibilidade da filiação deles ao PEN CLUB. Essa associação é uma organização internacional de descritores fundada por Galsworthy; depois da morte dele, eu me tornei presidente. A organização ainda é fraca, mas tem representações em muitos países, e, o que é mais importante, os discursos dos seus membros são muito difundidos pela imprensa. Ela insiste na livre expressão de opiniões - mesmo de opiniões oposotas. Espero discutrtir esse assunto com Gorki. Não sei se os ingleses já estão preparados para tanta liberdade... Joseph Stalin - Nós, os bolcheviques, chamamos isso de 'autocrítica'. Ela é muito usada na URSS..."
quinta-feira, julho 14, 2005
alergia mais frequente é aquela provocada pela poeira, seja ela vinda dos bichos de pelúcia, dos livros há muito inertes ou da hélice do ventilador sem limpeza faz um bom tempo.
para ela, repouso e mel.
"mas doutor, o que é que eu faço com as saudades?"... :~
eu não aguento mais ler tudo do mensalão.
eu não consigo não ler sobre o mensalão.
volta, vida, volta!