sexta-feira, fevereiro 21, 2003
Sim, eu confesso.
Talvez tenha nascido para trabalhar com
fait-divers (agora tem um nome mais legal para curiosidades ou besteirol mesmo).
Devoro enlatados americanos, conheço os próximos lançamentos do cinema hollywoodiano, leio com voracidade a parte de frivolidades da revista Veja, pulo a parte "Brasil" e "Internacional" e quando pego o "O Povo" vou direto ao Vida e Arte (segundo Agostinho, o caderno de frescuras).
Também sei qual a marca do produto apresentado na famosa propaganda cearense "Mãe, que leite gostoso! Que leite é esse!?"
Serei eu FÚTIL?!
Última coisa que papai pensou para mim foi apresentar o TV Fama (mesmo que eu preencha as "qualificações" necessárias!).
Meu amigo mais querido me introduziu nesse ´fantástico mundo das curiosidades´. Para provar que não é desculpa minha, vejam este relato de 10/11/2000, que pode ser encontrado no site da AFF ! =P
< Lheevvii > E vocês conhecem o IGOR? Não?! Bom, o Igor é nada mais nada
menos do que o responsavel pelo maior numero de perguntas em um só dia
de aula! (pelo menos 5 por aula, 30 por dia, 210 por semana, 840 por
mes) Igor que normalmente curte ler notícias de atualidade em seus
momentos de movimentos desnecessarios (preguiça), chegou à aula com uma
pilha a mais! E para livrar-se do excesso em seu disco rigido cerebral,
Igor fez, sem que Amanda se tocasse, uma conexão via rede! E começou a
jogar todas as informações para a cabeça de Amanda, todas na 1a aula!
Amanda funcionando de fio-terra sentiu que seu monitor começou a
esquentar e o processador a pifar, e com sono ela pediu que Igor desse
uma paradinha nas informações! Ele mais aliviado, suspirou, e se aketou.
Amanda coitada, ficou lotada de informações na sua cabeça e precisava
continuar o ciclo vicioso! E não deu outra! A primeira pessoa que sentou
na sua frente ela começou a importunar! E adivinha.. era eu!
Meu verme do momento se chama "Beverly Hills 90210" (eu não vou dizer o nome como é popularmente conhecido porque seria por demais degradante; se a Natália mencionar o nome em algum comentário eu tiro!!! =P). Quando esse seriado passava na Globo e eu devia ter os meus 13, 14 anos e recusava-me a assistir simplesmente pela forma como era concebido. Bando de adolescentes enfrentando dilemas pessoais junto aos seus amigos. E hoje eu assisto. Que decadência! Ou não... Quem sabe isso não me rende uma monografia? Comparar como a mídia não muda: Dawson´s Creek, que eu assistia com mais ´respeitabilidade´ é uma cópia fidedigna de BH 90210...
E MAIS CHOCANTE AINDA!
Hoje, ao voltar da aula, fui comer alguma coisa em frente à TV. Acabei me deparando com uma cópia triste da novelinha que estará para sempre em nossas lembranças... SIM! Embarque nesse Carrossel, onde o mundo... ham... Usem a imaginação e completem porque eu não lembro o resto não. Enfim, é uma reedição de Carrossel e se chama ´Viva as Crianças! Carrossel 2´. Tudo bem que fosse uma continuação... mas uma CÓPIA COMPLETA DOS ROTEIROS é exagero! SÉRIO!
Cara, foi chocante! Nem o roteiro eles mudaram!!!! Continua a mesma professora perfeita, o gordinho burro, a gordinha sentimental, a loura rica e nojentinha, o negro pobre que gosta da rica, a menina que só chora, o menino que apronta traquinagens, o mais inteligente da sala, o casal de namoradinhos... só mudam os nomes, mas o resto É TUDO IGUAL! É íncrivel!!!!
Tiro essa conclusão a partir do episódio que acabei assistindo: a gordinha sentimental recebe uma carta de amor do menino mais inteligente. Entretanto, essa mais uma do menino que apronta traquinagens. Porém, o menino mais inteligente é nobre e não quer ver a gordinha sofrer, por isso assume a autoria da carta perante a sala.
Enquanto isso o pai do gordinho burro vai falar com a professorinha perfeita dizendo que tem medo de seu filho reprovar de ano.
ISSO LEMBRA ALGO PARA VOCÊS?
Ou é só mais um jogo sujo da Indústria Cultural? Afinal ela "confere a tudo um ar de semelhança"... Mas assim já é um abuso ao espectador!
Prefiro a Professora Helena! =D
Eu adoro
fait-divers! =P
quarta-feira, fevereiro 12, 2003
Insônia
Provavelmente ela me acompanhará pelas próximas 3 semanas.
O que não me deixa dormir é o fato de pensar em várias coisas, e ultimamente o arsenal de tópicos de ´a estudar´ ou ´a telefonar´ tem sido bastante extenso. É inevitável, ao deitar na cama, não pensar no que você fez no dia. É muito triste ter prazos e vê-los cada vez mais perto e nada ter feito. E você parece só lembrar disso nas horas em que não dá para fazer nada.
Realmente tenho me estressado menos do que no primeiro semestre.
Entretanto (talvez esteja tomando uma posição errada) tenho cuidado muito mais das cadeiras ´não-interessantes´ do que das realmente trabalhosas. Tenho estudado muito Teoria da Comunicação e Psicologia. Cheguei até a fazer o trabalho de Programação.
No entanto minha reportagem ainda não tem uma entrevista concretizada, e muito menos a monografia mais de um livro lido.
O Gilmar deveria chamar esta tal ´monografia´ de outra coisa. Monografia dá toda uma aura de complexidade que só nos atrapalha na sua execução. Intitulá-lo "bom e velho trabalho escolar" seria bem mais reconfortante.
Sei que dividir minhas angústias com vocês não é nada; Todos estamos cheios de afazeres, é o que se ouve nos corredores.
É só que tenho a impressão de que é quase ritualístico, nas últimas semanas de um longo período de estudos, reclamar do volume de trabalho/leitura acumulado. Estou apenas cumprindo a minha cota necessária nesse ritual.
Necessária pelo menos para mim.
C´est fini.
---------------------
Migo Xis pediu para eu colocar esta nota aqui. Como acho a iniciativa bacana, por que não?
Pela Paz
A data 15 de fevereiro foi estabelecida no Fórum Social Mundial de Porto Alegre como o Dia Mundial de Mobilização Contra a Guerra e Pela Paz. Cidades de mais de 126 paises estarão nesse dia se manifestando sob variadas formas, com o objetivo de protestar contra o ataque dos EUA ao Iraque e para que as soluções desse e de outros conflitos sejam resolvidos no âmbito da ONU. Partidos políticos, movimentos sociais e personalidades reunidos na sede da Associação 64/68 – Anistia e Associação de Amizade Brasil – Cuba no Ceara decidiram realizar uma manifestação pela paz, na data marcada (próximo sábado), partindo do Obelisco da Vitória, localizado em frente a Faculdade de Direito, na Praça Cloves Bevilaqua (antigra Praça da Bandeira), em direção a Praça do Ferreira, as 9 horas. Para quem não sabe, o monumento foi construído em 1946 para assinalar a participação do Ceara na luta contra o nazifacismo e o fim da guerra, resultado de uma coleta popular sob a orientação do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito. Vários remanescentes desse memorável fato ainda estão vivos e deverão participar da manifestação como e’ o caso da advogada Olga Nunes, que fez parte da diretoria do Centro Acadêmico e hoje e’ uma das encarregadas da manifestação.
sábado, fevereiro 08, 2003
Smile
Though your heart is aching
Smile
Even though it's breaking
When there are clouds in the sky,
You'll get by
Me peguei vendo, mais uma vez,
Chaplin.
Assim como "De Volta Para o Futuro II" marca minha infância, "Chaplin" marca minha pré-adolescência (termo yuck!).
Dos tempos em que eu ouvia Rock anos 50, MPB Especial, Jazz e vários CDs de "As mais famosas trilhas de cinema" repetidamente. Nessa época eu ainda gostava mais das trilhas do que propriamente dos filmes. E que montava espetáculos de ballet na sala da casa com a minha Academia imaginária. Que havia mudado de colégio há pouco e que estava na dúvida se seria arquiteta ou arqueóloga.
Essa menina viu Chaplin e se encantou.
If you smile
Through your fear and sorrow
Smile
And maybe tomorrow
You'll see the sun
Come shining through
For you
Creio ter sido o primeiro filme ´sério´ que eu tenha assistido.
Curioso é eu gostar tanto desse filme e ele nunca ter me dado estímulo suficiente para ver mais do que as clássicas cenas de Tempos Modernos e de O Grande Ditador. Tentei o primeiro filme uma vez, mas ele estava pela metade e nunca houve esforços maiores da minha parte para concluir a observação. Mas enfim...
Aprendi a admirar aquele que proferiu a frase da minha infância,
Que compôs algumas das canções que eu sabia tocar,
Que inspirou um filme que me fez pensar que Robert Downey Jr. era o melhor ator que existia,
Que simboliza sucesso e decadência... E ambição. Não ambição que gera ganância, mas ambição boa, de saber que se pode mais e lutar por isso.
/Sim... Chaplin, mesmo que enquanto Downey Jr., inspirou-me profundamente.
Light up your face with gladness
Hide every trace of sadness
Although a tear may be ever so near
That's the time
You must keep on trying
Smile,
What's the use of crying?
You'll find that life is still worth-while
If you just smile
Please, please blue fairy, make him watch it!
Foi só pra dizer isso mesmo! =)
That's the time
You must keep on trying
Smile,
What's the use of crying?
You'll find that life is still worth-while
If you just smile
segunda-feira, fevereiro 03, 2003
Voltei a passar mal. Despertar no meio da noite com uma terrível ânsia e ter a sensação de que ela te acompanha pelo resto do dia (mesmo se você nada sente).
Parei de escrever por falta de estímulos extraordinários.
Em contrapartida, há uma série de deveres estudantis a cumprir. Ainda não comecei o estresse. Calculo que este deverá aparecer em meados da próxima semana. Até lá
Boa Sorte pra mim.
Ah, e para você também, se precisar.
Há muito acontecendo ou simplesmente nada? Discernimento, onde estarás?
Eu quero respostas para perguntas sobre as quais não tenho conhecimento. Droga, DROGA!
Não quero errar... Capricornianismo estúpido de não querer aprender na marra.
-------------------------------------------------------
E vieram novas flores. Brancas, verdes, lilases.
Pela primeira vez não fiquei triste ao passar pela sala.
Acompanhei um pequeno botão abrir.
E outro... e mais outro.
Essa flor é a melhor coisa que inventaram!
As rosas são tristes. Logo se entregam a seu destino e morrem.
Estas flores parecem ter ainda uma incrível vontade de viver. E continuam a brotar, mesmo se já mortas.
Pequena coisa da vida que me passa alegria legítima.
Obrigada Deus.